“Nossos anúncios são lucrativos?” costuma ser uma pergunta difícil de responder. Uma série de fórmulas determinam quanto dinheiro ganhamos após contabilizar as despesas de marketing.

 

Neste artigo, mostraremos como calcular o retorno do investimento (ROI), o retorno dos gastos com publicidade (ROAS) e break-even ROAS..

Fórmula 1. Retorno de Investimento (ROI)

Em primeiro lugar, o ROI e o ROAS não são iguais e você precisa ter isso em mente. A principal diferença entre os dois índices é que o ROAS não leva em consideração o custo de um produto ou serviço. Pelo contrário, o ROI considera esses custos e oferece uma visão geral completa de quão lucrativo é seu produto/serviço.

 

O ROI é um instrumento financeiro que mostra o quão lucrativo seu negócio está considerando o investimento. Em outras palavras, o ROI é uma medida do lucro do seu investimento.

Ao falar sobre anúncios pagos, o ROI mede o lucro que você receberá em relação ao valor total gasto em publicidade.

O índice é mais orientado para os negócios do que o ROAS e responde à pergunta "Somos lucrativos em relação a todos os custos incorridos?"

 

Esta é a fórmula para o ROI:

 

ROI = (Ganho do Investimento - Custo do Investimento) / Custo do Investimento * 100%

 

Considere um exemplo de cálculo simples. Vamos supor que você investiu $ 18.000 em publicidade e ganhou $ 64.000 com isso. Assim, seu ROI será:

 

ROI = ($ 64.000 - $ 18.000) / $ 18.000 * 100% = 255%

 

Você precisa avaliar o resultado após o cálculo. Frequentemente, os proprietários de empresas não respondem: O que é um bom ROI?

Depende do seu setor; para o marketing, um ROI <100% não é bom, mas um ROI> 100% significa que seu investimento está gerando resultados.

Fórmula # 2. Retorno sobre gastos com publicidade

O significado do ROAS pode ser resumido na pergunta “Recebemos mais dinheiro do que gastamos em publicidade?”

O índice é menos orientado para os negócios e visa mostrar a eficácia de sua campanha publicitária.

Para calcular o ROAS, você só precisa saber duas coisas: sua receita total de publicidade e o custo total de publicidade.

 

Aqui está a fórmula para o ROAS:

 

ROAS = receita de publicidade / custos de publicidade * 100%

 

Por exemplo, se você gastar $ 3.500 em anúncios do Facebook e ganhar $ 8.500 de retorno da publicidade, seu ROAS será:

 

ROAS = 8500/3500 * 100% = 242,8%

 

Nesse caso, o ROAS de 242,8% é um bom resultado. Isso significa que cada $ 1 gasto resultou em um retorno de $ 2,43.

 

Fórmula # 3. Break-Even ROAS

O ROAS nem sempre mostra o quão econômico você é. Nenhuma empresa pode se dar ao luxo de distribuir seus produtos ou serviços gratuitamente.

Portanto, o cálculo do ROAS muitas vezes não é suficiente para avaliar se você ganhou algum dinheiro. Por exemplo, uma empresa pode ter um ROAS enorme, mas os cálculos reais mostraram que as campanhas publicitárias não valeram a pena.

É por isso que você precisa calcular o break-even ROAS, seria um calculo de ponto de equilíbrio, por assim dizer. Para fazer isso, você precisa saber sua margem de lucro.

Por exemplo, um anunciante vende carros por $ 25.000. Desse montante, o preço do carro é $ 20.000, o restante - $ 5.000 - é sua margem de lucro.

 

Cálculos simples mostram que a margem de lucro é de 20%. Agora podemos calcular o break-even ROAS:

 

Break-even ROAS = 1 / Margem de lucro * 100%

 

Break-even ROAS = 1/20% = 500%

 

Em outras palavras, uma empresa precisa receber $ 5 para cada $ 1 gasto em anúncios para permanecer lucrativa. Do contrário, a empresa perderá dinheiro.

Lembre-se de que esses cálculos não levam em consideração outras despesas comerciais, como aluguel ou impostos.

Conclusão

As fórmulas discutidas no artigo o ajudarão a calcular seus lucros e avaliar se seus investimentos em publicidade estão dando frutos.

É fundamental entender o que uma campanha publicitária oferece em troca. Apenas as empresas que avaliam os resultados e tiram as conclusões certas permanecem no topo e continuam lucrativas.

 

eLama, Marketing Specialist