A publicidade CPC é uma das mais importantes tendências da publicidade moderna. Hoje em dia, é difícil imaginar um negócio de sucesso que não use essa poderosa ferramenta de promoção. Custo por Clique (CPC) marketing parece ser a melhor solução para obter tráfego relevante que irá converter em leads e vendas. Isso pode resultar em um crescimento significativo do lucro e no aumento da conscientização do seu negócio ou produto.

Ao mesmo tempo, a publicidade CPC tem uma barreira de entrada. A princípio, parece que a publicidade com o Google Ads é complicada por causa das inúmeras configurações e estratégias que precisavam ser implementadas e, às vezes, não é claro o quanto a sua campanha realmente vai custar. Em outras palavras, é difícil determinar o orçamento correto do para campanhas de anúncios no Google.

A boa notícia é que o custo da campanha do Google Ads é realmente muito fácil de identificar. Tudo o que você precisa saber são determinados indicadores e uma fórmula simples para cálculos adicionais.

Neste artigo, vamos considerar os seguintes aspectos:

  • Quais indicadores são necessários para determinar o orçamento da campanha CPC?
  • Como calcular o orçamento certo de campanhas CPC para o seu negócio
  • Quais situações o anunciante pode se deparar
  • Quais outros métodos existem para estimar orçamento

Primeiramente, você precisa identificar a base para cálculos futuros. Essa base deve se correlacionar com as metas que o anunciante deseja alcançar com a campanha.

OS DADOS NECESSÁRIOS

Aqui estão duas fórmulas simples que serão usadas em outros cálculos:

Orçamento CPC = (Número de Clientes / CR2) / CR1 * CPC

Número de clientes = (receita / período de vendas) / valor médio de venda

Vamos detalhar cada um dos indicadores na fórmula acima. Ignore as coisas óbvias (receita, período de vendas e valor médio de venda) e vamos nos concentrar nos indicadores menos conhecidos.

Número de clientes

Cada anunciante define seus próprios objetivos de negócios. Usando o indicador de receita, os objetivos de negócios podem ser estimados em valor monetário. Assim, o anunciante define a receita desejada e precisa calcular quantos clientes eles precisam para vender seu produto e alcançar o resultado desejado.

CR2 (taxa de conversão 2)

CR2 representa a taxa de fechamento da sua equipe de vendas. Em outras palavras, CR2 é quantos leads seus vendedores fecham como uma porcentagem do total. Por exemplo, se sua equipe de vendas fechar 1 em cada 2 leads, a taxa de conversão será de 50%.

CR1 (taxa de conversão 1)

O CR1 pode ser descrito como uma taxa de conversão dos visitantes do seu site. Em outras palavras, quantos visitantes do seu site se transformam em clientes em potencial. Por exemplo, se 1 em cada 100 visitantes se tornaram leads depois que visitaram o seu site, a taxa de conversão será de 1%.

CPC (custo por clique)

CPC (custo por clique) refere-se ao preço do clique. Em outras palavras, o CPC é a quantia que o anunciante paga ao sistema por cada clique em seu anúncio. O custo por clique é afetado por diversos fatores — o próprio anúncio, a CTR (taxa de cliques — a proporção de usuários que clicam em um link em comparação com o número total de usuários que o visualizam). O anúncio deve estar relacionado com a pesquisa feita pelos usuários.

Ao mesmo tempo, o anunciante deve levar em consideração a concorrência nas regiões geográficas em que deseja anunciar e as horas do dia em que planeja anunciar. O custo por clique mínimo nos anúncios do Google é de R$ 0,01.

O Google oferece sua própria ferramenta de estimativa para CPC — o Planejador de palavras-chave. Ele mostra o custo máximo e médio por clique das palavras-chave que você deseja incluir em sua campanha de publicidade. Aqui está um pequeno guia:

1. Acesse o Google Ads e faça login na sua conta

2. Clique em Ferramentas, localize a coluna Planejamento e clique em Planejador de palavras-chave.

Seção de Ferramentas | Google Ads

3. Selecione a opção «Ver volume de pesquisa e previsões»

Planejador de Palavras-chave | Google Ads

4. Insira as palavras-chave do seu interesse, separadas por vírgula e clique em «começar»

Planejador de Palavras-chave | Google Ads

5. Encontre os valores de CPC máx. e CPC médio.

Planejador de Palavras-chave | Google Ads

Importante: seu CPC pode ser afetado por diferentes variáveis, incluindo o tipo do produto, o índice de qualidade, as condições atuais do leilão e muito mais. Considere o Planejador de palavras-chave como uma ferramenta de análise inicial.

CALCULOS

Agora vamos fazer algumas contas. Suponhamos que a receita de um hipotético anunciante seja de R$ 10.000, o período de vendas durará 2 meses e o valor médio de venda é de R$ 1.000. Nesse caso

Número de clientes = (10.000 / 2) / 1000 = 5 clientes

O anunciante precisa adquirir cinco clientes para atingir R$ 10.000 de receita em dois meses. Agora, vamos inserir esses valores na segunda fórmula e calcular o orçamento de CPC necessário para atingir os objetivos de negócios do anunciante. CR2 = 50%, CR1 = 1%, CPC = R$ 0,5. Portanto:

Orçamento CPC = (5 / 0,5) / 0,01 * 0,5 = R$ 500

Um cálculo simples mostra que R$ 500 serão suficientes para comprar 1.000 cliques, que serão convertidos em 10 leads e 5 clientes reais. Esses cinco clientes fornecerão ao anunciante uma receita de R$ 10.000, que atenderá ao seu objetivo comercial. Assim, R$ 500 pode ser considerado um orçamento eficiente para essa campanha específica.

Como você pôde observar, os cálculos acima são bem simples e não exigem habilidades de cálculo avançadas. Quando você tem todos os dados necessários, não deve haver problemas em entender a necessidade de um orçamento para uma campanha de CPC bem sucedida.

A maioria dos anunciantes não tem todas as informações necessárias por vários motivos, incluindo:

  • Eles não têm idéia de qual é a taxa de conversão da equipe de vendas
  • Eles não têm ideia do que é a taxa de conversão do site
  • Eles não sabem onde encontrar informações sobre o custo por clique.

Neste caso, cálculos precisos são impossíveis e o anunciante tem que estimar o CPC usando outros métodos e informações a que eles têm acesso.

Situação 1. Não há dados suficientes para realizar os cálculos

Nesse caso, a campanha já está em execução e há dados estatísticos suficientes para a previsão precisa dos resultados. O anunciante tem todos os números necessários para os cálculos que simplificam todo o processo.

É importante ter em mente que isso é tudo sobre previsões. Na realidade, os resultados podem diferir muito das previsões devido a vários fatores, como:

  • Crescimento do valor do lance. Por exemplo, mais anunciantes podem entrar no leilão com lances mais altos. Nesse caso, é necessário recalcular tudo para entender a situação.
  • A conversão do seu site foi alterada. Isso pode acontecer por causa de uma alteração nas condições dos concorrentes. Por exemplo, se um concorrente oferecesse um produto mais favorável do que você e seus clientes mudassem para ele. Ao mesmo tempo, a taxa de conversão do site pode ser afetada por problemas técnicos.
  • Pouca demanda. Uma empresa pode enfrentar baixa demanda devido à sazonalidade do produto. A demanda também pode ser temporária.

Todas essas condições devem ser levadas em consideração para fazer os cálculos e determinar melhor o orçamento da sua campanha.

Situação 2. Você tem o tráfego orgânico como base de estimativa

Se um anunciante estiver disposto a lançar uma campanha de pesquisa do Google Ads, haverá mais um método de avaliação de orçamento CPC que pode ser usado. As visitas orgânicas ao site podem fornecer uma compreensão de palavras-chave que mais se encaixam no seu negócio. Escolha as palavras-chave que resultaram na maioria das conversões. Esses termos podem ser usados como base para a coleta semântica da campanha de pesquisa. Nesse caso, o anunciante assume que a campanha de CPC resultará aproximadamente na mesma quantidade de cliques e conversões que o tráfego de pesquisa orgânica.

Cuidado com os lances altos! A Calculadora de Lance Justo da eLama eliminará a possibilidade de pagar em excesso e ajudará você a identificar os preços de lance mais eficientes do Google Ads em relação aos seus objetivos de negócios.

Importante: o número de conversões reais será diferente das esperadas. Poderia ser maior e menor, é por isso que os anunciantes precisam entender que essa avaliação não é a mais precisa. Você sempre pode ajustar sua estratégia e alterar a campanha, se necessário.

Situação 3. Você tem estatística de outros canais de anúncio

O anunciante já poderia ter lançado uma campanha segmentada no Facebook, obtido os resultados e agora deseja iniciar uma campanha no Google Ads. Os resultados da campanha de anúncios do Facebook podem se tornar o objetivo de negócios da campanha do Google. Em outras palavras, o anunciante pode supor que pode executar a campanha de pagamento por clique do Google aproximadamente no mesmo nível que o Facebook.

Importante: Esse método é mais sobre como definir objetivos de negócios em vez de estimar o orçamento. Um anunciante pode fazer uma configuração com base nas estatísticas obtidas.

Situação 4. Você não tem nenhum dado

Por exemplo, um anunciante tem uma nova empresa ou produto e não há dados de conversão devido à novidade do objeto de publicidade. Nesse caso específico, a coleta de estatísticas será o principal objetivo comercial do anunciante. A definição de objetivos de vendas e conversão neste caso não é recomendada devido à falta de dados.

Normalmente, coletar estatísticas de 2 a 3.000 visitas ao site é suficiente. Esta amostra estatística será representativa e excluirá o risco de flutuações estatísticas causadas por eventos aleatórios. É importante ter em mente que tirar conclusões com base em um tamanho de amostra menor torna a taxa de conversão esperada menos confiável.

A ferramenta eLama de UTM-tag pode te ajudar a coletar estatísticas e analisá-las. Essa ferramenta irá criar e adicionar tags UTM às suas campanhas de pesquisa e tornará a análise muito mais fácil.

O orçamento de pagamento por clique depende diretamente da experiência de um anunciante. Se houver falta de experiência, mais dinheiro será investido porque eles estão executando campanhas não ideais.

FORMAS ALTERNATIVAS DE DETERMINAR O ORÇAMENTO DE UMA CAMPANHA CPC

Às vezes, os métodos mencionados acima não são aplicáveis por alguns motivos. Nesse caso, o anunciante deve prestar mais atenção a formas alternativas de cálculo do orçamento de pagamento por clique. A análise do concorrente é uma das possíveis opções.

Análise do concorrente

«Tudo já foi inventado antes» de acordo com esse ditado, todo novo negócio já tem concorrentes que entraram no mercado antes e operam lá agora. É por isso que fazer uma análise precisa do concorrente pode fornecer uma melhor compreensão das condições atuais do mercado e pode até mesmo responder à pergunta «Como posso calcular minhas despesas de marketing?»

Durante a análise do concorrente, o anunciante deve responder às seguintes perguntas:

  • Quanto meus concorrentes investem em anúncios?
  • Quais palavras-chave eles usam ao executar suas campanhas?
  • Quais produtos meus concorrentes anunciam no Google?

Importante: você precisa realizar pesquisas escrupulosas e extensas. Isso significa que 2 concorrentes levados em consideração não seriam suficientes; olhar para 10 concorrentes é o mínimo recomendado. Depois de identificar seus concorrentes e reunir todos os dados necessários, você poderá estimar o tamanho do seu orçamento em potencial.

Consequências negativas de um orçamento mal estimado

Um orçamento mal estimado pode causar um monte de consequências negativas, o que resultará em perda de dinheiro e uma diminuição da eficácia da própria empresa. Veja a lista de possíveis resultados negativos causados ​​pela avaliação incorreta do orçamento:

  • Campanha publicitária de baixa qualidade: se o orçamento foi subestimado, a plataforma de anúncios não terá tempo e espaço suficientes para desbloquear o potencial e mostrar resultados satisfatórios. Um orçamento superestimado pode significar que o dinheiro gasto em anúncios é maior do que qualquer lucro que você faça com as vendas. Ser preciso ao estimar o orçamento pode eliminar esses problemas.
  • Perda de um dos melhores canais de promoção: os resultados insatisfatórios da campanha de pagamento por clique causada pela avaliação incorreta do orçamento não são a melhor coisa para contar aos gerentes. Esses tomadores de decisão não gastam dinheiro em canais promocionais ineficazes, o que pode resultar na perda de um dos canais promocionais que impulsionam o crescimento, na falta de clientes e na redução do lucro.
  • Mudanças no orçamento de marketing: os departamentos de marketing que lançam campanhas de pagamento por clique do Google Ads ficarão surpresos ao ver que precisam de muito mais dinheiro do que o esperado devido à estimativa de orçamento incorreta. A necessidade de gastar mais dinheiro em campanhas CPC pode alterar o orçamento de marketing e causar um caos organizacional.

A avaliação do orçamento CPC é um processo complexo, mas agora você sabe como fazer isso

Basicamente, isso é tudo. Neste artigo, compartilhamos duas fórmulas importantes e ensinamos como usá-las. Além disso, analisamos questões comuns e pontos cegos, consideramos diferentes situações e formas alternativas de estimar os orçamentos de publicidade CPC.

Em conclusão, queremos enfatizar que nada é melhor que praticar e testar. Quando você está fazendo tudo pela primeira vez, quanto mais testes você concluir, melhores serão os resultados.

Mais uma vez — o marketing CPC é um fenômeno dinâmico e mutável. Você deve rastrear todos os indicadores que podem afetar o resultado final. Tenha cuidado e mantenha os olhos abertos!

Você tem experiência em cálculos de orçamento CPC? Compartilhe conosco sua experiência na seção de comentários!